sexta-feira, julho 28, 2006

Estou a gostar bastante de fazer o gráfico do meu ciclo. Ainda nunca tinha parado para reparar nas diferenças e flutuações pelo que o meu corpo passa. Já notava algumas coisas, mas a maior parte atribuia a factores externos e não às influências do ciclo e das hormonas.
Por exemplo já reparei que a barriga inchada e os gases são um sintoma recorrente no meu ciclo, e são muito devido às hormonas. Desaparecem quase por completo durante o período, voltando depois com a fase folicular e piorando pós ovulação.
A semana da menstruação é mesmo terrível, com muito mau estar, mau humor e depressão.
Depois a fase folicular é bastante agradável. A melhor fase do ciclo. O bom humor aparece (embora possa ficar muito desmoralizada e afectada por influências exteriores).
A evolução da temperatura é extremamente interessante (ou se calhar isto é só da minha costela cientista ;) ). Nos últimos dias a temperatura tem vindo a descer, o que comparando com gráficos de outras mulheres é exemplificativo de que a ovulação está a chegar.
Já conhecia os variados mucos cervicais, mas as expressões colo do cérvix aberto ou fechado, mole, etc eram para mim muito estranhas. Começo a percebê-lo agora.
Quando usei a pílula lembro-me que o esperma logo escorria para fora de mim após o sexo. Sempre considerei tal algo desagradável. Ficava para ali a escorrer e não havia forma de parar.
No ciclo passado eu e o tiago fizemos amor já em pleno período fértil, e nada escorreu. Fiquei feliz, mas sem perceber muito bem os porquês.
No outro dia ao fazermos amor, lá voltou aquilo a escorrer-me por ali abaixo (mesmo estando deitada e com uma almofada por baixo do rabo). Foi aí que entendi esta história.
O colo estava ainda fechado e como tal o esperma seguiu as leis da gravidade e lá voltou todo para trás. Em período fértil o colo está aberto e o esperma segue o seu caminho até às trompas de falópio :)
Sabe muito bem perceber melhor o nosso corpo.